Uniformes escolares japoneses

Yoo minna-san! ^^ Como alguns de vocês já devem ter visto, temos um novo membro na equipe do AGC12! Sim, é isso mesmo o que vocês leram! ^^ O Makura-kun, um grande amigo meu, vai me ajudar a partir de agora por aqui também, postando algumas vezes. Então, minna-san, peço que vocês sejam legais e apoiem ele também, assim como vocês fazem comigo e com a Amanda! :D Espero que gostem bastante desse "nova aquisição", huashhuashuash. Para lerem seu primeiro post, cliquem aqui. Obrigada pela atenção!
閃光 | via Tumblr

Oi pessoal ^^
Hoje vim trazer o post falando sobre os famosíssimos uniformes japoneses. Contarei um pouco da história de como surgiram e como são atualmente, e, de quebra, trarei bastante imagens para vocês se deliciarem e se inspirarem ^^ hihi. Confiram! >
Obs.: Este post também foi publicado POR MIM no blog Anime Shoujo



No Japão, o uniforme escolar é muito mais do que uma simples roupa, mas também um ícone da cultura pop e do imaginário coletivo.
Muitos de nós já estamos familiarizados com eles, seja porque os vimos constantemente em animes, mangás, filmes ou doramas ou porque simplesmente fazemos e/ou já vimos algumas pessoas fazendo cosplays com eles
Basicamente, as garotas vestem saias cheias de pregas e camisa, juntamente com meias calça ou do tipo 3/4, e os rapazes, calça e camisa branca, sendo os dois acompanhados geralmente por um terno na parte de cima, e podendo ter uma gravata ou laço (para as meninas) para completar o visual. 
Os uniformes escolares japoneses são chamados de gakuseifuku (学生服) e geralmente baseados nos uniformes de marinheiros. São habitualmente chamados de seifuku (学生服) que significa, literalmente, "uniforme(s)".

Kawaii & Anime

Os uniformes masculinos de estudantes do ensino fundamental e da primeira fase do ensino médio são chamados de gakuran (学ラン) que significa, literalmente, "uniforme escolar ocidental". Um exemplo de gakuran é o uniforme usado por Oreki e Satoshi no anime "Hyouka", ou o do Ryuuji no anime "Toradora" ou mesmo do Sakakibara em "Another"

Shibuya district in Tokyo, Japan | James Mackay / enigmaimages.net

História: Os uniformes escolares (seifuku) começaram a ser usados no Japão há mais de 100 anos atrás, na Era Meiji. De acordo com o Museu Tombow do Uniforme, o primeiro modelo a ser usado era bastante formal, composto pela parte de cima de um kimono e um hakama, que foram selecionados pelo Ministério da Educação para "elevar" o perfil dos estudantes.

Mais tarde, porém, quando o Japão começou a adotar costumes e objetos ocidentais, o uniforme antigo foi substituído por um conjunto de calça e camisa de gola alta, conhecidos como gakuran. O gakuran foi modelado especificamente com base nos uniformes militares do Japão daquela época, que por sua vez eram baseados nos modelos usados pelo exército da antiga Prússia, graças a força que essa potência militar representava. A camisa tinha colarinho alto e botões que iam até o pescoço, as calças eram escuras, e, para completar, um cinto, sapatos escuros e, às vezes, um boné. 

Em 1920, uma escola para mulheres em Fukuoka começou a usar um uniforme diferente, parecido com o uniforme usado pela marinha britânica na época. Nascia o hoje tão conhecido "sailor fuku" (seera fuku, na pronúncia do japoneses). A saia de pregas, gola triangular e o laço no pescoço surgiram nessa época, e se tornaram desde então, as marcas registradas desse tipo de roupa. 


Curiosidade: No Japão, eles possuem a tradição de que, no dia da formatura dos alunos, a garota pode pedir o segundo botão (de cima para baixo) do uniforme de um rapaz que ela goste, e, se ele aceitar, tchã tchã tchã tchãn... o amor foi correspondido! E porque o segundo botão? Pelo simples fato de os japoneses acreditarem que esse botão armazena todos os sentimentos daquele que usa o uniforme, pois é o que está mais próximo ao coração. Você pode ver isso em um dos episódios do dorama "Itazura na Kiss: Love In Tokyo"

Algumas imagens para vocês se inspirarem...

閃光 | via Tumblr

"I can't feel my own existence with certainty"

(5) Tumblr

Seifuku

Ah, e, para encerrar, essa é uma imagem contendo alguns exemplos de uniformes em animes. Qual deles vocês mais gostam? (Um que eu gosto bastante é do anime Another, porém, ele não está aí... :\)



*Gomen, esse está em kanji e eu não consigo traduzir... se alguém aí puder falar, eu agradeço ^^ Se conseguir dizer o nome de mais de quatro animes dessa imagem, poderá ganhar um pacote com 20 avatares à sua escolha ^^ É me informar por um comentário.*

Espero que tenham gostado, minna-san!
Até uma próxima! Sayonara! ~~~

Comentários

  1. Amei o post inteiro falando sobre a historia e nomes dos uniformes (bem que queria estar la :/) queria usar uniforme de do code geass e do toradora
    ah nomes dos uniformes que eu sei da imagem acima acho que é vampire knight, hum e só eu ai chutar date a live parece
    kissus You Like?

    ResponderExcluir
  2. Yoo Na-chan! Adorei o post, amo os uniformes japoneses. Gostaria que as escolas daqui do Brasil usassem uniformes assim tbm eu ia ama rs
    kisuss

    My Universe Otaku // Kokoro de Mar-chan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

Postagens mais visitadas