As Caravelas

O que eram as Caravelas?

As caravelas foram embarcações, de formato alongado, feitas de madeira, típicas da época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) para o transporte de especiarias asiáticas: pimenta, gengibre, noz moscada, açafrão, cravo, canela e seda. Eram capazes de transportar centenas de homens e toneladas de mercadorias. Possuíam uma ou mais velas grandes e altas de formato, geralmente, retangular. Estas velas eram presas em altos mastros. Países como Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra e França possuíam grandes esquadras de caravelas. Pesavam, em média, de 100 a 400 toneladas.

Velas - "As caravelas foram inventadas no século 16, em 1450 quando não havia motores. Os barcos tinham de se mover aproveitando o vento. Para isso, contavam com as velas. Quando as pessoas tinham de ir contra o vento, navegavam em ziguezague.
  Casco - Os navios eram feitos todos de madeira. Por isso, eram muito frágeis. Mas foi assim que Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal, atravessou o Atlântico e chegou ao Brasil. Hoje em dia, os cascos dos navios são de aço. 

Mas como a água não entrava entre as tábuas? Elas eram tapadas com cordas embebidas em alcatrão, que é uma mistura de substâncias como a própria madeira e o carvão.

Porão - Para a caravela manter-se em pé na água, levava bastante peso no porão. Esse peso era chamado de lastro, e podia ser composto de pedras e balas de canhão. 

Quilha - A quilha permitia que o navio navegasse em linha reta

Caravelas Portuguesas
Um barco leve, podendo alcançar a velocidade de 12 nós (22 km²). Tinha a capacidade para 20 toneladas e aproximadamente 20 metros de comprimento. Foi muito usada durante as grandes viagens do século XV.
Curiosidades sobre as caravelas
1.Foram em caravelas (Santa Maria, Pita e Nina) que o navegador genovês, navegando pela coroa espanhola, Cristóvão Colombo chegou à América em 1492. Com este mesmo tipo de embarcação, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500.
2.Entre os séculos XV e XVI, os piratas também utilizaram caravelas para saquear regiões e atacar outras caravelas. Elas eram adaptadas com canhões para ser usadas em ataques e combates.
Fonte: http://www.hirondino.com/meusarquivos/upload/estaleiro-construcao-caravela.jpg
XAVIER, Edison e PRESTES FILHO, Ubirajara F. História Integrada: 7° ano. Tatuí: CASA, 2009.

Comentários

Postar um comentário

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

Postagens mais visitadas