Doce da Semana: Doces com nomes de mulheres

Os doces abaixo têm muito em comum. São iguarias riquíssimas, com nomes femininos (boa parte em homenagem à rainhas), irresistíveis, e todos acabam com a dieta de qualquer um.

Crepe Suzette: São panquecas doces e flambadas; que já existiam desde o séc. V. Eram preparadas pelos romanos na celebração da Virgem Maria, no dia 2 de fevereiro.
O nome "Suzette" foi dado ao crepe no verão de 1896, em Mônaco; quando banqueteiro francês Henri Charpentier exagerou ao colocar licor no doce, incendiando-o. Muito ágil, ele conseguiu impedir que o estrago fosse maior. Impressionado, o Rei Eduardo perguntou qual era o nome da iguaria. O banqueteiro respondeu: "Crêpes Princesse", mas o rei disse: "De hoje em diante, ela se chamará crepe Suzette." Era uma homenagem à sua namorada desde o ano anterior.
Uma unidade possui 350 calorias.
Madeleine: Doce citado no livro "Em busca do tempo perdido: No caminho de Swann - Combray" de Marcel Proust, onde ele rememora sua infância a partir de uma mordida em uma madeleine molhada no chá. Foi criado por volta de 1750, por uma moça chamada - adivinhem - Madeleine; que fazia doces da corte francesa, e criou o bolinho macio e recheado que leva seu nome. Uma unidade desse doce possui 145 calorias.
Pavlova: Um doce de origem australiana, que se assemelha a saia usada no balé, e é coberto por frutas (geralmente kiwis e morangos). O seu nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Uma taça de merengue equivale a 335 calorias.
Pequena Biografia de Anna Pavlova: Anna Matveievna Pavlova, foi uma bailarina russa, nascida em São Petersburgo no ano de 1881. Fascinou o mundo da dança no fim do séc. XIX, e na primeira metade do séc. XX com suas interpretações extraordinárias e seu grande talento. Morreu em 1931, em Haia. Uma de suas últimas frases: "Toque o último compasso bem suave."
Pêssego Melba: Foi criado pelo chef Auguste Escoffier (1846-1935), que depois de assistir uma maravilhosa apresentação da estrela da ópera Nellie Melba; preparou o banquete oferecido pelo Duque de Orléans. Ao apresentar sua sobremesa à cantora (composta por sorvete de baunilha e fatias caramelizadas de pêssego - mais tarde veio o purê de framboesa - ) esta lhe perguntou qual era o nome do doce. Depois de pensar por uns intantes, ele respondeu: "Pêssego Melba, madame."
Pesquisa: Narumi
Fontes:
ZAPPI, Lucrecia. Mil-Folhas: A História Ilustrada do Doce. São Paulo: Cosac Nainfy, 2010.
DUARTE, Marcelo e CASTRO, Inês. O Guia das Curiosas. São Paulo: Panda Books, 2008.
PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido: No Caminho de Swann - Combray. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
Site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Pavlova
Imagens:
Imagem 1: http://www.mrbey.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/10/3335641108_f80a4a250c.jpg
Imagem 2: http://dolcissimavita.files.wordpress.com/2011/03/madeleines.jpg
Imagem 3: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXOo254XmAzy4fWvcsT3RdghBSYPuF804rWeLKsk_EuSFbHCsS3JLYqS-9TgbOX_du8u4SBBuwNFfArTEOgOtsH0wRhDjod4jfN3F4VyTrFtph7KNaAvP3HTGeM_SsIFsLF8qFV7l-GSCu/s1600/50-Pavlova.jpeg
Imagem 4: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHQl4263-cNdQlbPBfPVl-Xr0dHngrAv4mptV5TuoekhU5qYfPni5Q3PuF0l3cVccm_mKI7cI44WmzABYkjejBYe_ltgRSqZgS_3HpchgnPsGPk_bgMmtBVxzp5nT-8ZVKHwTEdS0pXxI/s1600/P%25C3%25AAche+Melba.jpg

Comentários

  1. Oii.. olha flor. só dá pra eu fazer o design do seu blog a noite ou amanha (dia 28)
    porque eu vou passar o dia fora de casa... mas me coloca como administradora pra eu poder editar o mais rápido possível...
    Beijoossssss

    ResponderExcluir
  2. oiiê, que bom que gostou do novo design do Chocomel ^^~
    Aah, e sobre a frase, por favor aceite minhas desculpas, eu ia pedir sua permissão para usar mas caso você tenha se incomodado com isso posso retira-la sem problemas.. ou eu posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mesmo. E quanto à frase, não tem problema nenhum, pode usá-la quantas vezes quiser. Nem precisava se desculpar.
      Bjos, Na.

      Excluir
  3. Oiii.. Narumi você foi aceita como autora do MT junto cmg com as tags: Inspiração do Dia e Textos que escrevo..
    Quando você aceitar vai em Editar Postagens.. que vai ter um post de rascunho. Abre esse post de rascunho le tudo o que eu escrevi.. aí é só você escrever nesse post tudo que eu vou pedir... Ok??
    Eu preciso das coisas que eu vou te pedir pra página da Equipe...
    Bjss. :D Parabéns por ter sido aceita ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

Postagens mais visitadas