Lisboa

* Uma das ruas do centro de Lisboa *


Desculpem-me por demorar tanto pra postar a pesquisa sobre Lisboa. Estava sem tempo, já que fazer uma pesquisa dessas consome muito. Fuçar na net e nos livros, selecionar, resumir, adaptar, etc. Sei que fiz postagens anteriores, mas elas são bem simples de se fazer, e não queria deixar o blog desatualizado. Foi mal mesmo :-( Agora, sem mais enrolação, segue a pesquisa.

Lisboa
Curiosidades:
População: 547 631 mil (2011, fonte: Wikipédia)
Economia: Turismo, instituições financeiras, empresas de seguro, e de telecomunicações.
Sobre Lisboa: localizada no norte do estuário do Rio Tejo, na costa ocidental de Portugal, Lisboa é uma cidade onde se pode ver muitos traços antigos e verdes. Tanto os prédios residenciais e comerciais, quanto as igrejas (é claro) e monumentos. Tem muitas árvores, e possui o primeiro jardim botânico português, O Jardim Botânico da Ajuda. É dividida em 53 freguesias, e sua área metropolitana é de 2870 km².
Sua fundação é bem remota, antes de os romanos e gregos habitarem a região.
Clima
Em Lisboa, o clima é mediterrâneo, um dos mais amenos da Europa, e é fortemente influenciado pela Corrente do Golfo.
Pontos Turísticos Importantes:
Ver Bairros Históricos logo abaixo:
Bairros Históricos:
* Avenida da Liberdade, Lisboa *
  • Belém: Lá você pode provar o típico Pastel de Belém, ou Pastel de Nata, como os portugueses chamam. Há muitas pastelarias (docerias), restaurantes e bares para se provar a comida de Portugal. Visitas: Padrão do Descobrimento ( Um monumento realmente grande e bonito, onde dá pra subir (por um elevador e depois umas escadas básicas) até o topo dele, onde é um mirante. Muito linda a vista do rio e da cidade, onde dá pra ver o Mosteiro de São Jerónimos e um maravilhoso jardim à sua frente), Torre de Belém que fica aproximadamente a 5 km do centro da cidade.Foi construída entre 1514 e 1520. Magnífico monumento onde se poder ver influências islâmicas e orientais; típicas do estilo manuelino.  Do lado de fora da torre (foto ao lado), há uma bonita vista do rio, um ponto muito fotogênico, principalmente no início da manhã e no fim da tarde), Mosteiro de São Jerónimos, Palácio de Belém (presidencial), Museu dos Coches, etc.
  • Alfama: Bairro mais antigo e um dos mais típicos de Lisboa. Abrange as freguesias de São Miguel, Santo Estêvão e São Vicente de Fora. Visitas: miradouros Porta do Sol e Santa Luzia, Castelo de São Jorge (fortaleza e palácio real até o séc. XVI) e além dele os monumentos da zona são a Sé, Igreja de Santo Estêvão e Igreja de São Vicente de Fora, além dos  diversos chafarizes.
  • Bairro Alto: Possui muitos traços de modernidade, com as lojas de roupa e design, e muitos e muitos bares; assim como lojas de delícias, dentre as pastelarias e casas de chá. É preciso tempo para descobrir os becos e ruelas; e outros lugares de interesse. Há bons restaurantes e livrarias, onde sempre acontece algo. É um bairro ao mesmo tempo moderno e antigo, com sofisticações e tradições.
  • Chiado: Depois de descer pelo Bairro Alto, você se depara com um ponto de encontro de muitos jovens, intelectuais e artistas. Há cafés famosos, dentre eles "A Brasileira"; teatros e escolas de arte. 
  • Baixa: Pela tradição comercial, você encontrará aqui uma forte concentração de lojas diversas, um lugar ideal pra fazer compras. Visite a Praça do Rossio (Dom Pedro IV) e descubra a Avenida da Liberdade, acima do Rossio, onde há lojas de grandes marcas.  
Igrejas (Principais):
  • Basílica da Estrela
  • Convento do Carmo
  • Igreja e Convento das Flamengas
  • Igreja e Convento da Graça
  • Igreja de São Francisco de Paula
  • Igreja de Sã João da Praça
  • Igreja do Loreto
  • Igreja da Madalena
  • Igreja da Memória
  • Igreja da Nossa Senhora da Luz
  • Igreja da Nossa Senhora do Amparo
  • Igreja da Nossa Senhora do Rosário de Fátima
  • Igreja de Santo António de Lisboa
  • Igreja de São João de Deus
  • Igreja de São Lourenço de Carnide
  • Igreja de São Pedro em Alcântara
  • Igreja de São Roque
  • Igreja de São Vicente de Fora
  • Sé de Lisboa
Região de Lisboa:
Sintra: Vila portuguesa do Distrito de Lisboa, e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Subdividida em 20 freguesias.
Pontos pra Visitar: Castelo dos Mouros, Castelo de Sintra, Palácio Nacional de Sintra, Palácio de Seteais (construído no séc. XVIII para o cônsul holandês Daniel Gilmeester, numa porção de terra cedida pelo Marquês de Pombal), Palácio Real de Queluz (um dos últimos edifícios em estilo rococó construídos na Europa, chamado "o Versalhes português", tendo a construção iniciada em 1747), Palácio de Monserrate (construído em 1858, um exemplar interessante do romantismo) juntamente com os jardins do palácio, Palácio Nacional da Pena (outro exemplar extraordinário do romantismo do século XIX no mundo, erguido em 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein. Destaque: rica decoração interior e Pórtico do Tritão. A imagem dele está logo acima) e Palácio da Regaleira ou Palácio do Monteiro dos Milhões (cheio de jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas).
Mafra: Tem uma área de 291,42 km², subdividida em 17 freguesias.
Pontos pra Visitar: Convento de Mafra (mandado construir por Dom João, em 1711, tendo como arquiteto principal Frederico Ludovice); Palácio Nacional de Mafra (imagem, desenho); Tapada Nacional de Mafra; Forte do Milreu (construído entre 1670 e 1675, hoje em ruínas); Jardim do Cerco de Mafra; Museus: Popular Beatriz Costa, da Escola da Prática da Infantaria, de Carros de Tracção Animal, e outros; Ofinia-Museu de Artes Soares Branco (inaugurado em 1991, em homenagem à obra do escultor Domingos SDoares Branco); Ermida de São Julião; Capelas: Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Socorro, Santa Cristina e Cruzeiro Adjacente, Santa Marta, Santo Apolônio, São Sebastião, do Espírito Santo. Há mais outras atrações. Visite o site.
Estoril: Freguesia portuguesa do conselho de Cascais. Tem 8,79 km².
Pontos pra Visitar: Região de muitas praias, dentre elas: Bafureira, Poça, Moitas, etc. Patrimônios: Termas, Casas: de São Cristóvão, Montsalvat, Silva Gomes; Casa-Museu Verdades Faria; Cocheiras de Santo Jorge; Grutas Artificiais de Alapraia; Capela de Nossa Senhora do Livramento; Fortes: São Teodósio ou Forte da Cadaveira, Santo António da Barra ou Forte Velho, São Pedro do Estoril ou Forte da Poça ou de São Pedro.
Cascais: Situa-se à 30 minutos de Lisboa, junto à orla marítima. É a quinta vila mais populosa de Portugal.
Pontos pra Visitar: São diversas (não pude colocar aqui). Veja no site.

Pesquisa: Narumi

Para saber mais sobre pontos turísticos, curiosidades, onde dormir e outras informações, visite: http://www.visitlisboa.com/

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sintra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mafra_(Portugal)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascais
Livro: 100 Grandes Cidades do Mundo, Editora Ciranda Cultural.
Imagens:
Imagem 1: We Heart It 
Imagem 2: http://europa.eu/abc/maps/images/regions/portugal/lisboa.gif
Imagem 3: http://www.portugaltours.com.pt/userfiles/image/blog/avenida-da-liberdade-lisboa.jpg
Imagem 4: http://www.espacoturismo.com/blog/wp-content/gallery/palacio-da-pena/palacio-da-pena1.jpg
Imagem 5: http://www.bigviagem.com/wp-content/uploads/2009/11/Pal%C3%A1cio-Nacional-de-Mafra.jpg

Comentários

  1. Oiiii bê! rsrs me desculpa ai pela demora de responder é que foram muitos comentários. mais enfim, mt obg por passar lá eu to seguindo aqui e sim acc parceria, quando por meu link pf me avise pra que eu possa fazer o mesmo!

    ====>WORLD GIRL<====
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/
    @ianapaulinhaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preucupe com isso ^.^ Eu entendo.
      Já respondi lá no seu blog, e obrigada por aceitar.
      Bjos.

      Excluir
  2. oii linda,claro que deixo vc pegar usar sim meu cabeçalho ^^
    tem uma tag pra vc lá no meu blog!
    beijos <3

    http://spaceyourfashion.blogspot.com/2012/02/tag-01.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me deixar usar! ^.^ E pelo tag.
      Beijos e um bom resto de semana pra você!

      Excluir

Postar um comentário

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

Postagens mais visitadas