10 curiosidades do mês: Diversos

**Ti fofo**
Da onde surgiu a expressão "a curiosidade matou o gato?" Segundo consta uma lenda, ela surgiu na Idade Média, quando as pessoas acreditavam que os gatos (especialmente os pretos) traziam mau-agouro. Assim, as pessoas preparavam armadilhas pros bichanos, e estes, de tanta curiosidade, caiam nas mesmas.
Mas será que a curiosidade realmente mata? Bem, depende da situação. Se um dia você quiser aprender como uma arma funciona e disparar contra si mesmo, aí sim (acho que ninguém é tão bobo a ponto de fazer isso)
Mas saber de certas outras coisas não faz tanto mal assim. Como as curiosidades a seguir.
1. Depois da 1º Guerra Mundial, o couro para sapatos ficou muito caro; por isso passaram a fabricar os solados e os saltos de madeira.
2. Mais de 2,2 bilhões de Havaianas foram vendidas desde 1962. No Oscar de 2003, todos os concorrentes ganharam um par de Havaianas enfeitado com cristais.
3. O própolis é feito de 50% de resina com bálsamo, 30% de cera, 10% de pólen e 10% de óleos, gorduras, vitaminas e enzimas.
4. A primeira tinta de cabelo foi inventada em 1908, mas provocou muita irritação no couro cabeludo das mulheres. A primeira tentativa bem-sucedida ocorreu em 1909, feita por um químico francês Eugène Schueller. 
5. O livro mais caro do mundo é, por enquanto, o Códex Hammer (na imagem, em em português é "Código de Leicester"), manuscrito de Leonardo da Vinci com 18 páginas; leiloado por 30,8 milhões de dólares para o famoso bilionário Bill Gates.
6. A média do aparecimento de cabelos brancos é de 34 anos para os ocidentais, 40 para os asiáticos e 45 para os africanos.
7. Na Idade Média, as mulheres usavam sulfureto de arsênico e enxofre para clarear os cabelos. 
8. Pra se fazer um casaco de pele de raposa são necessárias pelo menos 11 desses animais!
9. Com a lã de uma ovelha pode-se fazer 14 malhas. Uma alternativa muito melhor do que os casacos de pele.
10. Um dos mais raros diamantes é o Amsterdã, totalmente negro. Pesava 55,58 quilates e depois de ser lapidado, pesa 33,74 quilates; e tem 145 faces.
Obs.: Uma vez por mês, estarei postando 10 curiosidades, sejam elas por temas ou 
diversas. Se quiserem, podem dar sugestões.


Fonte: DUARTE, Marcelo e CASTRO, Inês. O Guia das Curiosas. São Paulo: Panda Books, 2008.
Site: http://ramoscheiosdeamoras.wordpress.com/2010/11/17/a-curiosidade-matou-o-gato/ 

Acesso: 19.03.2012

Comentários

Postagens mais visitadas