Doodle: Eadweard J. Muybridge


O doodle de hoje é sobre o aniversário (mais um) dos 182 anos de Eadweard J. Muybridge e segundo o Wikipédia, ele foi "um fotógrafo inglês conhecido por seus experimentos com uso de múltiplas câmeras para captar o movimento, além de inventor do xoopraxiscópio" (dispositivo que projeta os retratos de movimento, percursor da película de celulóide, ainda usada atualmente.
O doodle em si, é animado, quando você clica no botão 'play' amarelo. Então os cavalos retratados em cada quadro começam a 'correr' (pois na verdade são uma sequencia de imagens passando rapidamente, como você pode conferir abaixo).


Já a imagem do cavalo galopando, surgiu quando: "Em 1872, o ex-governador da Califórnia Leland Stanford, homem de negócios e apreciador de corridas de cavalo, tomou uma posição popularmente debatida: afirmou que todos os quatro cascos de um cavalo deixavam a terra ao mesmo tempo durante o galope. Stanford tomou esse partido e decidiu provar cientificamente sua afirmação, procurando Muybridge e o empregando para resolver essa questão.
Para provar a afirmação de Stanford, Muybridge desenvolveu um esquema para a captação instantânea de imagens. Seu trabalho envolveu fórmulas químicas para o processamento fotográfico e um disparador elétrico criado por John D. Isaacs. É importante colocar a colaboração de Muybridge e John D. Isaacs, que conseguiu realizar o projeto do disparador fora de cada câmera, há muito tempo imaginado por Muybridge.
Em 1877, Muybridge resolveu a questão de Stanford com uma única foto do cavalo de corrida Occident (de propriedade de Stanford), "voando" em meio ao galope.
No ano de 1878, com o patrocínio de Stanford para expandir o experimento, Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeiroa experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo." Wikipédia

Imagem: Clique aqui
Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas