Queridos leitores/seguidores: Fechei o blog não por motivo de manutenção, mas por motivo de dúvida. Não sei o que fazer com ele no momento. Possivelmente eu o excluirei, mas não decidi sobre isso ainda. Pensarei no assunto durante esses dias e irei avisá-los em breve. Caso queiram entrar em contato comigo, visitem meu outro blog: kaze--hikaru.blogspot.com Agradeço as visitas, os convites de parceria que me fizeram e os últimoes comentários. Infelizmente, não serei capaz de respondê-los/retribuí-los no momento, por motivos pessoais. Muitas coisas tem ocorrido comigo ultimamente, e preciso lidar com elas, e manter vários blogs durante esse período da minha vida não é mais possível. Gosto muito de todos vocês, e com certeza sentirei saudades! Um grande abraço, - A Garota da Casa 12

Como Desfocar o Fundo Das Suas Imagens


Entenda quem é o responsável pelo fundo desfocado das fotografias e aprenda como controlar esta configuração na sua câmera.




Fotografia: como desfocar o fundo das suas imagens
Fotografias de esporte usam o diafragma bem aberto, tendo como resultado uma pequena profundidade de campo. 

Você sabe como é o nome do efeito que deixa desfocado o fundo das fotografias? Algumas pessoas chamam isso de “macro”, mas esse nome não é o ideal. Na verdade, essa variação de foco é causada pela profundidade de campo e, se você aprender a dominá-la, pode conseguir fotografias muito bonitas. Continue Lendo >>>>



A profundidade de campo é alterada diretamente pela abertura do diafragma, sendo que, quanto mais aberto ele estiver, menor ela é. Quanto menor é a profundidade de campo, mais desfocado o fundo fica.
Imagine a cena que você está fotografando de um modo tridimensional: existem “camadas” de objetos e cenários, desde o que está mais próximo da câmera até o que está mais longe. Quando o diafragma está bem fechado (o que pede um tempo de exposição maior), a lente é capaz de focar objetos que estão distantes; já o contrário, quanto mais ele estiver aberto, menor é a distância da câmera para o primeiro objeto focado. Veja o exemplo:

Fotografia: como desfocar o fundo das suas imagens
Escala de comparação de profundidade de campo e abertura do diafragma. 

Para controlar isso, é preciso uma câmera que tenha a configuração manual de abertura do diafragma, algo que, na maior parte dos casos, apenas as semiprofissionais e profissionais possuem. Porém, é possível emular este efeito com câmeras compactas através de dois modos de disparo: paisagem e macro.
O primeiro fecha a abertura do diafragma e procura focar o máximo possível a imagem, e o segundo faz exatamente o contrário: simula o efeito macro de maneira automática. Para usar o macro, você não precisa necessariamente de um objeto muito próximo da lente, porém, para que o efeito seja mais visível, isso é recomendado.

Fotografia: como desfocar o fundo das suas imagens
Quanto mais próximo o objeto estiver da câmera, mais o efeito é visível.

Para uma fotografia em macro dar certo, faça um teste: aperte o botão de disparo até a metade e veja onde está o marcador de foco na tela da sua câmera. Este marcador é parecido com uma “mira” e indica o ponto que a câmera vai medir ao tirar a fotografia.
Se ele estiver no centro, você pode apontar o centro da lente para o ponto que deseja focar, apertar o disparador até a metade e então, sem soltar o botão, mover a câmera para o enquadramento que você quiser. Isso torna possível que você tire fotos com o fundo desfocado sem necessariamente posicionar o objeto em destaque no meio da imagem.


Fotografia: como desfocar o fundo das suas imagens
O ponto focado não precisa, necessariamente, estar no centro; basta ajustar o disparo. 

Se você não tem uma câmera para testar, mas gostaria de aprender mais sobre as configurações deste equipamento, pode usar um simulador digital para entender melhor como isso funciona. 




3 comentários :

  1. Adorei a dica. Realmente não sabia como o fazer,
    Não se esqueça de votar na nova enquete do blog para decidir qual a próxima cidade a conhecer e votar no blog 'Fashion and You - http://fashion--and--you.blogspot.pt/' na enquete do blog http://meubloguinhofofo.blogspot.com.br/.
    Beijos, obrigada e conto com o seu voto.

    ResponderExcluir
  2. Por que será que nunca me respondem hein?!

    ResponderExcluir

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

 
Layout feito por Lee Juliette | Não retire os créditos