Como tirar fotos com cores mais vivas

Cores fortes ajudam a compor o clima da fotografia.

Aprenda alguns truques simples para deixar a sua imagem mais vibrante e chamativa.


Tirar uma fotografia de uma cena com bastante cor não é uma tarefa difícil, mas fazer essas cores se destacarem a ponto de tornar a imagem marcante é um pequeno desafio. Existem alguns truques e ajustes na máquina que podem valorizar o colorido da sua foto, basta seguir alguns passos simples.
Continue Lendo >>>>



Com duas cores dominantes e fortes, o ideal é que o resto da imagem tenha tons neutros


Escolha cores que não conflitem entre si

Não basta fotografar algo muito colorido, é preciso prestar atenção nos tons para que eles não “briguem” na imagem. Quando vemos algo assim, o nosso olho faz uma compensação natural de cor, porém, conforme já foi dito anteriormente, a câmera não consegue fazer isso e acaba gerando imagens com cores distorcidas ou exageradas.
Além disso, ter muitas cores fortes em uma cena, principalmente quando elas são muito diferentes, pode fazer com que ninguém consiga focar o olhar em uma área da imagem. Isso torna a fotografia confusa, sem um ponto de vista.
Não quer dizer que você não possa retratar cenas com uma diversidade grande de tonalidades, mas tome cuidado para que nada conflite pela atenção. Para isso, procure ter apenas uma ou, no máximo, duas cores dominantes na foto.

Com duas cores dominantes e fortes, o ideal é que o resto da imagem tenha tons neutros 



Ajuste o balanço de branco

Para conseguir cores mais reais é preciso ajustar o balanço de branco da câmera, para que ela tenha uma referência visual e consiga calibrar os tons o mais próximo do real possível, se essa for a proposta. Não existe nada que impeça você de distorcer as cores da foto de acordo com o seu gosto pessoal, puxando para algum tom diferente do real.
O que mais importa é que, se for preciso, você saiba como ajustar o balanço de branco para conseguir exatamente o que você está querendo mostrar. 



Ajuste o balanço de branco para imagens com cores próximas do real 

Além do ajuste do balanço de branco, você pode procurar opções automáticas de configuração de intensidade de cor na sua câmera. Muitas máquinas possuem um ajuste que, quando selecionado, fotografa com tons mais vivos e intensos. Leia o manual da sua para saber se esse ajuste está presente no seu equipamento.



Use filtros coloridos

Uma maneira de conseguir resultados extremos de cor nas suas fotografias é usar filtros no flash ou na lente. Eles são plaquinhas de acrílico colorido que você segura na hora de fotografar, para obter cores totalmente diferentes da realidade.
Filtros acrílicos coloridos para flash e lente 

Colocando o filtro no flash, no efeito é atenuado, pois apenas o que for iluminado pelo disparo será colorido. Já se o filtro for colocado na lente, toda a imagem irá adquirir o tom do acrílico. Em qualquer uma dessas situações, porém, o acessório fará bastante diferença, sendo que, nesses casos, a cena não precisa ter cores muito fortes.



Imagem sem processamento digital, colorida com um filtro 

O uso de filtros é uma maneira divertida de fotografar, pois tira o ponto de vista conhecido da sua imagem e leva quem estiver observando a imaginar o mundo de uma forma completamente diferente. No dia a dia, para fotografias mais formais, no entanto, o seu uso é bastante limitado.


Crie a atmosfera certa para a foto

Para valorizar as cores da sua imagem, tente criar uma atmosfera que agregue sentido a isso. As cores que você usar na cena trarão um significado natural para a sua fotografia. Por exemplo, tons claros e cores pastéis em um ambiente iluminado sugerem calma, enquanto cores fortes como vermelho e roxo passam uma sensação de urgência, de drama.
Tenha em mente sempre o que você quer passar e qual a mensagem desejada, para que você possa escolher as cores que consigam transmitir isso. Além dos tons, a iluminação e o foco são outras variáveis importantes e é essencial pensar nisso ao criar uma atmosfera especial.

Cores fortes e foco geral para uma atmosfera mais alegre.

Use uma profundidade de campo grande (mais áreas focadas) para passar uma ideia mais geral e ampla. Por exemplo, fotografe os seus amigos em um parque, usando o foco geral para transmitir alegria, união entre as pessoas.
Já se você deseja mostrar uma cena mais particular e introspectiva, use um foco com profundidade pequena de campo. Mesmo as cores fortes da imagem, nesse caso, contribuirão para a criação do humor mais fechado.



Mesmo com as cores fortes, o foco ajuda a deixar a imagem mais introspectiva

Ilumine!


Para capturar cores mais vibrantes, uma regra essencial é utilizar a iluminação suficiente e adequada para a situação. Isso porque a câmera, assim como os nossos olhos, consegue enxergar melhor as cores quanto mais luz houver no local.
Não apenas ela vê as tonalidades corretas, como consegue dar mais brilho e contraste à cena. Em um dia nublado, por exemplo, mesmo objetos muito coloridos tendem a ficar sem brilho, já que a iluminação não é suficiente.


Em um dia nublado é mais difícil ressaltar as cores da imagem 

Portanto, sempre que você for fotografar algo que precisa ter as cores bem marcadas, procure pensar na iluminação, se ela é suficiente e se ela está contribuindo de forma positiva para a cena. A temperatura da cor influencia diretamente também no brilho da foto. Luzes e cores mais quentes geram imagens mais vibrantes.

Edição final


Quando o assunto é cor, o Photoshop se torna uma ferramenta extremamente útil e que pode dar o destaque certo para uma fotografia. A diferença entre uma imagem simples e uma foto que arranca suspiros pode estar em um ajuste simples e rápido do balanço de cores.
Esse ajuste é algo muito pessoal do fotógrafo e não existem muitas regras. Muita gente gosta de fotografias com cores fortes e contrastes marcados e existem pessoas que preferem tons mais suaves, sem muitas sombras. Isso vai do gosto pessoal de cada um, mas independente desse fator, a ferramenta para a edição é a mesma.

Ajuste as cores e o contraste com a ajuda de um editor 

Use as cores seletivas (“Selective Colors”) para equilibrar todos os canais de tons primários da sua imagem separadamente e configure os níveis (“Levels”) e curvas (“Curves”) para um ajuste fino do brilho e do contraste. Não tenha medo de ousar, faça versões alternativas das suas imagens com as cores distorcidas para entender melhor como todas essas ferramentas trabalham em conjunto.






Comentários

  1. Nossa, exatamente como você falou, Amanda. Muitas vezes nossos olhos conseguem visualizar algo que ficaria interessante em uma foto, mas, na maior parte das vezes, a câmera não consegue captar. Mas é só tomar um cuidado extra nos pontos que você citou, como as tonalidades de cores, iluminação, balanço do branco, e de vez em quando a utilização dos filtros, etc.
    Adorei as suas dicas, vou tentar seguir todas da próxima vez que for tirar uma foto! :)
    Um beijo, Na.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada, eu fico muito feliz em ajudar. Quando você tirar a foto me manda para mim poder ver. Um Beijo, Amanda.

    ResponderExcluir
  3. Como não sou boa em tirar e fotos, prefiro ajustar a saturação e o contraste no photoshop. Não fica com um efeito muito natural mas o resultado é quase o mesmo. bezzo, sarah
    http://svt-pistache.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas para quem curte fotografar é super demais. O problema maior das pessoas, é que não tenta tirar a foto perfeita logo na camera, fica se confiando no photoshop e isso não é legal, pois quem tira a foto é o fotografo, o photoshop não é para tirar a foto, e sim dar uns ajustes =]
    Amei as dicas amore. Você arrasou *-*
    http://www.valeu-a-pena-esperar.com/

    ResponderExcluir
  5. QUUUUUUUE MÁXIMO ESSE SEU BLOGGER< muito amooor e inspiração paara uma pessoa só, conteúdo perfeito blogger de primeira qualidade, simplemente amei..

    Beijooos <3

    http://lagrimasdeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as dicas, eu estou procurando editar as minhas da melhor forma possível, pois os seguidores exigem isso rs

    Vem conhecer o meu blog? ><
    ingridgleize.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

Postagens mais visitadas