Curiosidades sobre perfumes.

Eu estava lendo o livro 'O Guia das Curiosas' de Marcelo Duarte e Inês de Castro e me deparei com uma seção dele bem interessante: a de perfumes. Muitas de nós, meninas, e também os meninos, usamos perfumes no dia a dia. Seja de uma simples colônia até o mais requintado perfume de grifes famosas: quase todos nós utilizamos esses produtos para esconder os odores de nosso corpo, além do desodorante, e ficarmos perfumados.
Então, vou compartilhar algumas curiosidades bem interessantes sobre os perfumes com vocês que li lá. (Post também publicado no blog Magia Teen, escrito por mim) Confiram>
Perfume: A palavra 'perfume' vem do latim, 'per' > 'através' e 'fumum' > 'fumaça'. 
Alguns ingredientes colocados nos perfumes:
>Almíscar: é extraído da glândula sexual do veado macho (omg *o*). Utilizado em muitos perfumes para dar base oriental. Existem três tipos: 1. Karbardin ou Russo (Siberiano), o menos valioso de todos, importado da Ásia Central. 2. Assam ou Nepal, um pouco mais valioso. 3. Tong-king, chinês ou tibetano, o mais valioso, importado da China. Curiosidade: em 1900, foram coletados 1.400 quilos de óleo almíscar. Para isso, foram necessários matar 50 mil (50 mil!) animais da família dos veados. Hoje em dia, o comércio mundial é limitado a coletar apenas 300 quilos. 
>Âmbar: é o vômito endurecido da baleia cachalote (eca! >.<), depois de comer a carapaça de lulas gigantes que moram nas profundezas dos mares. Seu cheiro é adocicado (claro, porque se tivesse cheiro de vômito, ninguém iria usar).
Curiosidades dos ingredientes usados nos perfumes:
>Jasmim: são necessários 600 quilos de flores para se produzir apenas 1 quilo de essência natural de jasmim. Já para se fazer 1 quilo de óleo essencial de jasmim, são precisos 8 milhões de flores.
>Rosa: São necessários 5 toneladas de rosas para se produzir 1 quilo de óleo essencial de rosas. É a essência mais cara, custando mais ou menos 10 mil dólares o quilo.
>Laranja: é a essência mais barata, custando em média, 2,20 dólares o quilo.
Perguntas e Respostas:
>Quem fornece as flores para se fazer um perfume? Rosas existem praticamente em todo o lugar. Outras, que não são cultivadas em todos os países, vêm:
da França (Grasse)> Alfazema / do Marrocos> Jasmin
da Itália> Bergamota / da Itália (região toscana)> Laranja
da China> Cereja / do Brasil (olha nóis aqui!)> Maracujá
da Rússia> Coriandro / da Indonésia> Patchouli
da Índia> Gengibre / França (Grasse também) >Rosa de maio
>Por que partes do corpo como o pescoço e o pulso (e até mesmo atrás dos joelhos) são as melhores para se passar perfume? Porque essas regiões possuem veias que têm um calibre mais grosso, por isso o sangue flui mais, esquentando a pele e fazendo com que o aroma recenda.
>Por que alguns perfumes duram horas e outros somem em segundos? A durabilidade de cada um depende da concentração de essências. Quanto maior for, mais o perfume dura na pele, e vice-versa.
O perfume e a história:
>No séc. XVIII, Luís XV determinou que se usasse um perfume diferente para cada dia da semana. Já sua amante, a madame Pompadour (imagem), teria gasto o equivalente ao preço de um pequeno palácio com perfumes. 
>Em 1922, os arqueólogos que abriram o túmulo do faraó Tutankhamon encontraram vasos com óleo conhecido como kiphi. Depois de 3.300 anos (uau), traços do aroma puderam ser detectados (uau!)
Profissão: No Brasil, o especialista em cheiros é chamado de olfatólogo. Já na França, são chamados de nez (nariz). Para serem aceitos no grupo, o candidato a perfumista precisa reconhecer, de cara, dez odores sutis e sintéticos. Depois de passar no teste, ele ainda precisa passar por um treinamento olfativo que leva, no mínimo, dois anos.
Pesquisa: Na.
Fonte: O Guia das Curiosas, de Marcelo Duarte e Inês de Castro. Editora Panda Books.
Bem, é isso. Espero que tenham gostado! Um beijo, Na.

Comentários

  1. Adorei,não sabia de tudo isso,pensava que era só aguá e um cheirinho de flor!Kkkk
    Beijos
    fora-do-estudio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ^.^ Eu já conhecia algumas essências, mas não tantas, rsrsrs. É muita variedade!
      Beijos!
      Na.
      (comentário retribuído)

      Excluir
  2. Que legal! Acho que eu não quero mais usar perfume depois do vômito de baleia, suha Adorei saber, Na♥
    Beijos,

    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

Postagens mais visitadas