Treine suas habilidades com um simulador ONLINE





Muitas das pessoas que leem os artigos fotográficos semanais do Tecmundo ainda não possuem uma câmera SLR ou dSLR (SLR é a denominação geral das câmeras Reflex, e dSLR são as câmeras Reflex digitais) para testar na prática o que é dito. Desta forma, para que todos os conceitos sejam aprendidos, esta semana nós vamos testar uma ferramenta diferente, a CameraSim.
Este serviço é um simulador bastante realista de uma câmera SLR, com os controles manuais e o fotômetro, para que você possa treinar os seus conhecimentos. E mesmo que você possua uma SLR, vale a pena reaprender alguns conceitos que já foram passados com essa divertida ferramenta online. Continue Lendo>>>>



Entenda o que é cada controle


Antes de começar a se divertir com a CameraSim, veja o que quer dizer cada um dos controles e o que você pode fazer com eles para conseguir diferentes resultados. Infelizmente o simulador possui apenas uma cena, mas vale a pena testar mesmo assim.

Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
A parte preta mostra as informações do visor e o fotômetro (Fonte da imagem: Baixaki)

A parte de cima, em preto, é apenas o visor. Isso você vai encontrar também nas câmeras SLR e dSLR, basta olhar no visor analógico. Ele marca os valores de velocidade, abertura e ISO, para que você possa fazer os ajustes sem tirar os olhos do visor.
Já o mostrador do meio é o fotômetro. Ele aponta se a foto vai sair clara demais, escura demais ou normal. No exemplo acima, por exemplo, a foto está levemente mais clara do que o ideal, já que o marcador está mais para a direita. O ideal é que o marcador esteja sempre no centro.
No meio do simulador está a configuração de modo e você pode escolher entre a prioridade de abertura, a prioridade de velocidade e o modo manual. 

Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
Entenda o que é cada um dos controles da câmera (Fonte da imagem: Baixaki)

O número 1, na figura, representa a quantidade de iluminação disponível no ambiente. Quanto mais para a esquerda, mais escuro, e para a direita, mais claro. O número 2 é o controle de distância real do fotógrafo para o modelo. Não confunda-o com o zoom, que é o número 3. A aproximação real é como se você fosse o fotógrafo e andasse em direção à pessoa, e o zoom é apenas na lente.
O número 4 é o controle do ISO (veja abaixo algumas dicas sobre o uso dele), o 5 é o ajuste da abertura do diafragma e, junto com ele, está o número 6, que é o controle da velocidade do obturador. Esses dois últimos devem sempre ser configurados juntos. Agora que você já sabe para quê serve cada um dos botões e indicadores, veja algumas formas de treinar as suas habilidades com a câmera.


Obturador e diafragma


Muita gente nunca tenha tido a oportunidade de testar os dois controles e sua proporção inversa na prática. Agora é a hora! Deixe os outros parâmetros em posições medianas e escolha o modo completamente manual.
Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
Preste atenção ao fotômetro! (Fonte da imagem: Baixaki)

Ao deslizar um dos controles, você precisa ficar atento ao fotômetro, para saber se a foto vai ficar muito clara ou muito escura, e então ajustar o outro parâmetro, sempre de maneira inversa. Quanto maior a abertura, menor é o tempo de exposição, e vice-versa. Sempre configure a abertura e a velocidade de forma que o ponteiro do fotômetro fique no meio, ou bem próximo do meio.

Ajuste do ISO


Outro controle que tem influência direta sobre a luminosidade da foto é o ISO. Quanto maior o ISO, mais luz o sensor da câmera é capaz de captar em menos tempo. 
Em ambientes abertos e de dia, utilize sempre o menor ISO possível e tente compensar ajustando abertura e velocidade, já que o uso de valores elevados para este modo pode comprometer a qualidade da imagem. Veja os exemplos:

Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
A diferença na qualidade de imagem é muito grande (Fonte da imagem: Baixaki)

Valores de ISO alto permitem que o fotógrafo utilize velocidades maiores e aberturas menores do diafragma, mas a fotografia vai apresentar granulação e perda de nitidez. As máquinas atuais têm esse efeito diminuído, mas ainda é preciso tomar muito cuidado.

Profundidade de campo


Relembrando de forma resumida, uma profundidade de campo pequena é quando o fundo da foto fica desfocado e o primeiro plano focado. Já a profundidade de campo grande ocorre quando toda a imagem fica nítida.
Isso ocorre por razões físicas decorrentes da passagem de luz pela lente e pode ser controlado ajustando a abertura em uma proporção inversa: quanto mais aberto o diafragma, menor a profundidade de campo, e quanto menos aberto, maior é a nitidez no fundo da foto. Lembrando que a abertura é medida em números F, sendo que f/1.8 é uma grande abertura e f/22 significa um diafragma quase inteiro fechado.
Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
A profundidade de campo determina fundo totalmente nítido ou desfocado (Fonte da imagem: Baixaki)

Mova os controles de abertura e de velocidade do obturador (já que eles são inversamente proporcionais, e se você não configurar a velocidade, sua foto pode ficar muito clara ou muito escura) e observe o efeito na prática.


Zoom x aproximação real


Você sabe qual é a diferença entre utilizar o zoom ou se aproximar para fotografar? Se você ainda não está convencido de que existe, de fato, uma grande diferença no resultado final, experimente deslizar os controles de zoom (“Focal lenght”) e aproximação (“Distance”) no menor valor possível e fazer uma experiência.
Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
Coloque os controles nos menores valores (Fonte da imagem: Baixaki)

Com os controles dessa forma, deslize primeiro apenas o zoom (“Focal lenght”), e depois volte o zoom para a posição inicial e deslize a aproximação real (“Distance”). Percebeu a diferença? Toda a perspectiva da foto é alterada dependendo do modo que você utilizar. O zoom aproxima todos os elementos da foto por igual, enquanto a aproximação preserva a perspectiva e as noções de distância aparente.

Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
Veja a diferença de perspectiva entre os dois casos (Fonte da imagem: Baixaki)

Não existe um modo certo e um errado, mas preste atenção sempre no propósito da foto, e se você puder se aproximar sem utilizar o zoom, é sempre melhor, já que as noções de distância ficarão muito mais realistas.

Noção de movimento


Um fenômeno associado à velocidade do obturador é a noção de movimento na foto. 
Para treinar isso, ajuste a velocidade (e a abertura, para que a foto não fique escura) no máximo possível. Se precisar, ajuste o ISO para compensar a velocidade também. Agora faça o disparo e veja que o cata-vento que a menina segura está completamente estático.

Fotografia: treine suas habilidades com um simulador online
Você pode optar por uma imagem totalmente estática ou com noção de movimento (Fonte da imagem: Baixaki)

Já com uma velocidade baixa, o cata-vento vai parecer estar se movendo, é possível ver os rastros do seu movimento. Neste simulador, se você ajustar um valor menor do que 1/30s, a foto vai ficar tremida. Nas máquinas reais, isso também ocorre, caso não for usado um tripé ou outro apoio.
Continue treinando com o CameraSim até conseguir ter domínio completo dos principais controles de uma câmera SLR, e acompanhe os artigos semanais do Tecmundo para saber mais sobre o mundo da fotografia.



Comentários

Postagens mais visitadas