Hanami Matsuri


"Nesses dias da primavera, 
quando a luz tranquila envolve
as quatro direções, 
por que as flores se espalham
com esses inquietos corações?"
Ki no Tomonori (cap. 805 - cap. 904)
O Hanami é um costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores. Do fim de março ao começo de maio, a sakura (cerejeira) floresce no Japão, e na ilha de Okinawa, por volta do primeiro dia de fevereiro. A previsão de do florescimento é anunciada todo ano pela Agência Meteorológica do Japão e é ansiosamente aguardada por aqueles que planejam fazer o hanami, já que ela floresce por um curto período de tempo: de uma ou duas semanas.
8536863242_8c8c5f5e81_z_large
No Japão moderno, o hanami consiste basicamente de realizar festas ao ar livre embaixo da sakura, durante o dia ou a noite. Muitos fazem os tradicionais pique-niques (que trazem comidas como o oniguiri ~bolinho de arroz~ e sushis, e bebidas como chás, cervejas e saquês) em baixo das árvores. A tradição já existe há séculos, e é comemorada pela maioria das famílias japonesas durante o Equinócio da Primavera no Japão (Shunbun no Hi). Em alguns lugares, é costume se pendurar lanternas decorativas de papel (como no Parque Ueno) ou elétricas (na ilha de Okinawa) temporariamente.

8570741109_45c431c5f7_z_large
É comum haver uma superlotação e dificuldade de encontrar bons lugares em baixo das sakuras para passar o dia. Muitas pessoas chegam a 'reservar' seus lugares em parques, enquanto outras chegam de madrugada nos locais para garantir uma vaga, e ficam desde manhãzinha até a noite, para aproveitar ao máximo a beleza das cerejeiras. 

8570473891_8c17743639_z_large
Existem no Japão mais de cem espécies de sakura, que variam de acordo com a tonalidade da cor das flores e folhas, tempo de floração e formação da árvore. 
Um dos significados mais bonitos e poéticos para o Hanami, é o simbolismo da flor (sakura, que representa a vida) com a brevidade da vida, devido ao seu curto tempo de floração.

Assista agora um vídeo sobre o Hanami:

Fonte/Para mais informações: Japão em Foco e Wikipédia
Espero que tenham gostado :)
Kissus:*


Comentários

  1. Nossa, não sabia disso!
    Pena que não tem flores de cerejeira aqui no Brasil =/

    Sweet Day ~ Visita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem, sim, Alícia! :) Existe alguns parques que cultivam essas árvores, é muito bonito visitá-los e apreciar as sakuras.
      Bem, agora vou lá visitar seu blog (^.^)
      Até logo, volte sempre!
      Na.

      Excluir
  2. É lindo quando o ser humano respeita a natureza interagindo com ela sem ofendê-la,mas contemplando-a com a intênção de valorizar a sua beleza e importância em nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Elton, com certeza! Apenas me entristece quando penso que ao mesmo tempo em que pessoas interagem de forma tão bonita com a natureza, outras milhares a destroem tão rápida e friamente. Por isso que temos mais do que nunca a necessidade de repensar no que estamos fazendo com o nosso planeta.
      Até!

      Excluir
  3. oiiii!!!!! Tudo certinho Nana-chan!!!
    Lendo este post me deu muita vontade de comprar passagens pra ir pro Japão. Quer ir junto? ^^ Brincadeira; to sem grana mas vou começar a juntar pra ir algum dia.
    Pelas fotos e videos ja é fantastico visualizar o Hanami, imagina estar lá!!?? chegaria bem cedinho, tomaria um café da manhã, conversaria muito com os amigos ao redor, fariamos um pique- nique , depois iria tirar uma soneca de baixo de uma sakura e ja de noite passearia de mãos dada com alguem pelos caminhos que as lanternas pinduradas nas árvores iluminam, aproveitaria os eventos ao redor pra diversão. Junto com os amigos jantaria também de baixo das sakuras e esperaria abraçado com alguem o amanhecer.

    Amei o post! Infelizmente por essa e a outra semana não vou postar nada no meu blog. A tela do note quebrou e agora estou me virando pelo celular kk

    Ah! Ontem/ hoje passou o filme do Sherlock Holmes. Você viu? Quando começou pensei em você ^^

    Bom, vou voltar a desenhar aqui. Tchau Tchau e até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hiii, Makura-kun!
      Quero, quero siiim! Vamos fazer uma vaquinha, eu, você, a Mitti e a Amanda (e quem mais você quiser) pra ir pro Japão!! (^.^) Então, a gente pode fazer esse programa tão fofo que você falou, e principalmente, fazer um piquenique gostoso em baixo de uma sakura... vai ser uma dilixia (>3<) *eu quero os oniguiris e os dorayakis só pra mim*
      Domo arigatô (n_n) que bom que gostou! Sem problemas, estarei à espera de seus posts! Sempre me divirto com seus diálogos entre você e a Emi-chan. Muito fofa.
      Não, eu não vi... (buuuuu (;_;) puquê num mi avisou antes??) queria ter visto... não me canso do Sherlock Holmes (>.<) rsrsrs. Estava pensando em mim? Ohhh, *cora*, que fofo! Também me lembro algumas vezes de você quando desenho, fico pensando se iria gostar do que estou fazendo.
      Bem, até logo :)
      Na.

      Excluir
  4. Eu iria visitar muitos lugares no Japão que nem sei por onde começar. (kkk) Seria bem legal juntar uma galerinha pra fazer essa viagem, mas ja vou logo avisando que vai ser dificil voltar depois de ir ^^

    Nada disso! Vai ter que dividir os onigiris, rum! Se não dividir não vai ganhar docinho!!! hihi n.n

    Hum... Posta mais alguns desenhos seus, depois disso fiquei curioso. ^^ Eu ultimamente não estou desenhando bem por causa do desanimo, mas de pouco em pouco a criatividade está voltando e logo logo ja me sentirei bem :)

    Me desculpe pelo encomodo. Tchau Tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que incômodo o que, Makura-kun! Pode vir aqui quantas vezes desejar (^.^) Eu ou a Amanda sempre estaremos por aqui para recebê-lo!
      Eu também não saberia por onde começar... gostaria de visitar as cidades grandes, como Tóquio e Osaka, mas também me interesso bastante pelas cidades de interior, no campo, nas montanhas, perto dos mares... cada uma tem características em especial que me atraem muito.
      Bem, já adiantando um pouco, eu estou trabalhando no desenho da Amanda, porque ela já fez os dez posts, como era a regra. Porém, eu estou meio enrolada com o desenho, porque conseguir desenhar uma pessoa através de uma foto sem conhecê-la realmente, é um pouco complicado. Além do mais, tem os meus estudos, e cada dia mais a coisa vai apertando... Mas eu vou arranjar um tempinho sim pra postar alguns rabiscos meus por aqui ^.^ e muito obrigada pelo apoio que me têm dado! *domo arigatôô!* *dá um abraço*
      Espero que seu desânimo passe logo, porque também quero ver mais desenhos seus! Desejo muita inspiração pra você, Makura-kun!
      Até logo :)
      Na.

      Excluir

Postar um comentário

Leia antes de escrever algo:
★ Muito obrigada por comentar ^.^
★ Por favor, seja educado. Nada de xingamentos.
★ Críticas são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
★ Aceitamos tags e selinhos que nos interessarem.
★ Deixe o link de se blog! Retribuiremos a visita e o comentário na medida do possível.

Postagens mais visitadas