Doce da Semana: Doces Típicos de Portugal 2
A culinária portuguesa com certeza influenciou muito a brasileira. Muitas das receitas que nós fazemos e dos ingredientes que usamos (como o açúcar, ovos) vieram ou foram usados pelos portugueses. Como na pesquisa dos Doces Típicos de Portugal 1, vocês viram quatro doces portugueses (Pão de Ló, Pasteizinhos de Belém, Aletria e Bolo Rei) bem conhecidos pela gente. Agora, acrescentarei outros três à lista, todos portugueses, mas de origem diferentes.
Arroz Doce
Uma das receitas mais famosas que os ibéricos herdaram de seus invasores árabes foi com certeza o arroz doce. Mil anos atrás ele era visto como um manjar sofisticado, feito com frutas cristalizadas, amêndoas, canela e mel. Com o passar dos séculos, ela foi se simplificando, e atualmente, na maioria das vezes, é servido sem castanhas ou frutas; feito de arroz, leite (pode ser acrescentado leite condensado) e polvilhado com canela.
Alfajor
É outro doce que chegou na culinária ibérica, e assim como o arroz doce, ele era preparado com amêndoas e mel; acrescentando avelãs, cravo, canela, gergelim e coentro picadinho (que estranho). Depois de juntos, prensava-se tudo em uma trouxinha de pano e o doce, em forma de tabletinho, era chamado de al-fahua (daí o nome). Foram os conventos de Córdoba na Espanha que adaptaram-no para uma espécie de bolacha e os argentinos que deram o formato redondo ao doce.
Alfenim
Uma massa feita à base de açúcar, vinagre e água; modelada ainda quente e que endurece quando esfria. No séc. XVI era usada para diversas ocasiões e finalidades, como pagar promessas e fazer ex-votos, enfeitar procissões em Portugal e na Espanha; estava frequentemente na lista de doces de casamentos; e era considerado um presente fino.
Fonte:
ZAPPI, Lucrecia. Mil-Folhas: A História Ilustrada do Doce. São Paulo: Cosac Nainfy, 2010.
Oi flor !
ResponderExcluirAdorei seu blog!
Acho que o único doce que não conheço é o Alfenim
Pode me ajudar com minha meta de 15 seguidores? meu blog é muito novinho ainda.
Bjs
justgloss.blogspot.com
Obrigada! Eu também não conhecia esse doce, mas depois da pesquisa que fiz, fiquei com vontade de experimentá-lo.
ExcluirAjudo, sim claro. Volte sempre!